Prof. Ma. Rubia Maria Ferrão de Araujo

Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Direito pela Universidade São Francisco, atua como advogada e professora em Direito Digital.

É sócia-fundadora da sociedade de advogados Pigão, Ferrão e Fioravante. Leciona em cursos de pós-graduação em Segurança e Inteligência Cibernética, Proteção de Dados, Compliance Digital e Computação Forense na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Também é professora no Curso Superior de Tecnologia em Defesa Cibernética da Faculdade Ibptech, no curso de Proteção de Dados do CERS/ASSESPRO e no curso de Investigações Internas & Contrainteligência Corporativa da ESENI/Instituto ARC.

Criadora e Professora do Curso Online de Direito Digital. Professora na Faculdade de Direito da Universidade São Francisco de 2009 a 2016. Lecionou Direito Constitucional no Curso de Pós-Graduação em Direito Eletrônico e Tecnologia da Informação da Unigran. Atuou como professora convidada em instituições como USP, FGV, EPD, UNICID, ESTACIO, AASP, FMU, FIA e FUTURE LAW.

É membro efetivo das Comissões de Direito Digital e Compliance, Propriedade Intelectual, Direito do Entretenimento e Combate à Pirataria da OAB/SP. Em 2018, assumiu a coordenação da Coordenadoria de Proteção de Dados da OAB/SP. Criadora do projeto social de educação digital #Mocidadi. Foi reconhecida como a advogada mais admirada pela Revista Análise Advocacia 500 em 2017, na categoria Setores Econômicos/Seguros, e em 2019, nas categorias Especializada em Direito Digital e no Estado de São Paulo. Fala Inglês e Espanhol.

http://lattes.cnpq.br/9773130162059522