Prof. Esp. Rodrigo Moura Fernandes

Engenheiro Elétrico (Control Systems), com Pós-Graduação em Ciência de Dados (4.0 GPA, 2019) e Graduação em Gerenciamento de Riscos em Cibersegurança pela universidade de Harvard (3.8 GPA, 2019). Possui diversas certificações em Cibersegurança e cursos AML.

Por mais de 23 anos, atuou no Mercado Financeiro e ocupou posições de destaque em indústrias. Construiu empresas de sucesso do zero e também foi convocado para ajudar a salvar empresas cujas estratégias de TI e Cibersegurança tinham falhas ou não funcionavam.

Também é empresário: com times de desenvolvimento na Ucrânia, Inglaterra e Estados Unidos, e em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), fundou uma companhia que trouxe para o mercado de ações os algoritmos de negociação de alta frequência.

Atuou como consultor para empresas que possuíam falhas de TI e Cibersegurança, e devido ao sucesso de seu trabalho, foi contratado para trabalhar como CIO, CISO e Membro do Conselho de uma das maiores empresas de massas do Brasil. Foi responsável por uma grande virada no departamento de TI desta empresa,, implementando um sistema de ERP totalmente novo, reduzindo custos em mais de 20%, criando um novo método de desenvolvimento de software e criando uma estratégia de segurança da informação do zero.

Delineou um plano de 3 anos para revolucionar completamente os Sistemas, a Cibersegurança e a Infraestrutura da companhia, liderando um time de 115 pessoas e com um orçamento de mais de 20 milhões de dólares. Ao fim do primeiro ano, seu trabalho foi referenciado pela Microsoft como um case de sucesso internacional, pelo pioneirismo em desenvolvimento de software com TFS CI/CD, onde um grande aumento de produtividade foi obtido, combinado com uam redução de 60% em custos.

Como CISO, foi responsável por toda a arquitetura de segurança de uma companhia durante vários anos, mudando as tecnologias utilizadas conforme as ameaças se tornavam mais desafiadoras. A companhia era composta por um Banco, e empresas de capital de risco e gestão de ativos. Foi promovido a diretor de gestão do Banco, onde ficou encarregado de criar os departamentos de Combate à Lavagem de Dinheiro, Auditoria Internacional, Risco Operacional e Compliance.

Também aconselhou a empresa de capital de risco nas áreas de TI e Cibersegurança em investimentos e colaborou com outros Executivos Sênior na construção de novas bem sucedidas e lucrativas companhias.

Atuou também como autor de material didático na Faculdade IBPTECH.

Veja o Perfil do Professor no LinkedIn